Gestão de Desporto

abril 03, 2006

Laurentino Dias anuncia Profs. de Ed. Física no Ensino Básico

O actual secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, anunciou no passado dia 1, (que até era o dia das mentiras!) de que já no próximo ano, as escolas de Ensino Básico, darão entrada a professores de Educação Física para que o Desporto deixe de ser ocasional ou então, para que não seja dado por quem não tenha habilitações para tal. Uma notícia que nos deixa a todos agradados certamente, mas que só peca por tardia, visto que é nestas idades que se devem tentar desenvolver melhor as capacidades coordenativas preponderantes ao desenvolvimento do indivíduo e só agora se implementar tal medida. Vem também abrir mais oportunidades, ao conjunto de licenciados nas várias ciências de desporto, que neste momento veêm cada vez mais escassear as ofertas de emprego. De salutar sem dúvida...

Laurentino Dias, definiu também um conjunto de objectivos para a pasta desportiva. Realçou a aposta em "centros de excelência para cada modalidade", ou seja, em pólos desportivos já existentes ou a neles investir-se, e que sejam o que se lhes pede - verdadeiros centros de alto rendimento desportivo. Destacou também, o desenvolvimento de alguns projectos como, em Pocinho para o remo, em Montemor para a canoagem, ou para o ciclismo em Anadia (velódromo). Chamou ainda à atenção das federações, para sediarem a preparação das selecções nacionais em centros de estágios já existentes e que custaram milhões de euros ao estado português, em vez de as levarem para unidades hoteleiras.

Sr. Secretário de Estado, pedimos-lhe também, brevidade no lançamento da Nova Lei de Bases Desportiva, que muita falta vem fazendo, a diversos quadrantes da área.