Gestão de Desporto

maio 03, 2006

Alemanha desafia a proibição do tabaco na UE

O governo Alemão prepara-se para desafiar a União Europeia, sobre a proibição da publicidade ao tabaco em torno dos principais eventos desportivos.
A notícia foi lançada pelo comissário da saúde da União Europeia, Markos Kyprianou, que ameaça a Alemanha com uma acção em tribunal para que a sua recusa em implementar esta proibição, desde que foram promulgadas as novas leis.
A Alemanha e um número de outros países da UE têm recusado comparar com a legislação que efectivamente acabou com a ligação da associação da Fórmula Um com as maiores empresas tabaqueiras.

Afinal não é só em Portugal que os "lobbies", se movimentam quando veêm o seu território ser invadido ou o seu bolso ficar umas gramas mais leve. Facilmente, até um simples e sensato fumador de tabaco, considerará que a publicidade no desporto, pode influenciar negativamente uma massa muito grande de jovens e adultos, que podem muito bem serem seus filhos ou seus familiares. Para não me referir ainda, do antagonismo entre desporto e tabaco. Já era tempo de que os interesses da saúde e das pessoas se sobrepusessem aos económicos.